Capoeira e composição: Diálogos entre cognição e processos criativos
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo enfoca as possíveis imbricações entre cognição e processos criativos e toma como horizonte experiencial um importante contexto cultural da Bahia, a partir de uma pesquisa de Doutorado em Composição Musical, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA. A pesquisa enfocou a complexa interação entre música e movimento, veiculando ideias e processos a partir de um contexto onde não há a separação conceitual entre essas instâncias: a Capoeira Regional. O desenho experiencial da pesquisa foi estruturado em torno de circuitos envolvendo teorias e práticas do compor, resultando na formulação de um arcabouço conceitual que veicula articulações entre música/movimento e cognição/processos criativos.
Capoeira and composition: dialogues between cognition studies and creative processes
This paper focuses on the possible interactions between cognition studies and creative processes, taking as reference an important cultural context of Bahia discussed on a Doctorate Research accomplished in the UFBA's Graduate Program. The research focused the complex interaction between music and movement, developing ideas and processes based on a context where there is no conceptual separation between them: the Capoeira Regional. The experiential approach was framed by circuits involving theories and practices of compositional domain, resulting in the creation of a conceptual framework which engenders dialogues between music/movement and cognition studies/creative processes.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.