Cantar junto em dois tipos de ritmo: Um estudo preliminar – Amplificar

Cantar junto em dois tipos de ritmo: Um estudo preliminar

Resumo

Este é um estudo experimental acerca da fala cantada no português brasileiro, ou simplesmente do canto tal qual o conhecemos na canção popular brasileira. Tendo como objetivo observar o processo de sincronização entre duplas de cantores, elaboramos um experimento com dois fatores: Ritmo da Canção e Ponto de Observação de Sincronização. A partir do fator Ritmo da Canção buscamos observar se o processo de sincronização na fala cantada é influenciado pelo ritmo musical. A partir do fator Ponto de Observação de Sincronização buscamos observar se os sujeitos têm a mesma capacidade de sincronização em inícios e em finais de frases. Para quantificar a sincronização do canto entre sujeitos cantores de uma mesma dupla, realizamos medidas das lags, ou seja, a diferença temporal entre dois pontos do sinal sonoro, que chamamos de Pontos de Observação de Sincronização. A sincronização mostrou-se uma tarefa mais fácil em ritmo simples (não sincopado), que foi o caso das canções de rock e apresentou lags mais longas, tanto no início como no final da frase (pontos diferentes observados) no ritmo complexo das canções da bossa nova. Este resultado indica uma interação das capacidades rítmicas da fala e da música cuja discussão pode servir de base para demais estudos sobre a relação canto e fala.

Singing together in two types of rhythm: A preliminary study

This paper presents a preliminary experimental study about synchronized singing in Brazilian Portuguese as it is commonly known in the Brazilian popular song. Aiming to observe a synchronization process between a dyad f singers, this study presents experiment factorial design with two factors, called Rhythm of Song and Points of Note Synchronization. With the Rhythm of Song factor, we sought to observe the synchronization process in singing within the rhythmic-musical context. With factor Points of Note Synchronization we sought to determine if the subjects have the same ability to synchronize at the beginning and end of sentences. In order to quantify synchronization between two singers in a dyad, we measured the lag duration, it is to say, we measured the time difference between two points in the sound wave, i.e., the Points of Note Synchronization. Synchronization showed to be an easy task in a simple rhythm (non-syncopation), that was the rock songs case, and showed longer lags both in the initial and final sentence point in the complex rhythm. This result points to an interplay between rhythmic abilities both in speech and music which discussion can ground further studies on singing and speech relation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.