Aspectos metacognitivos da preparação cênica do cantor lírico – Amplificar

Aspectos metacognitivos da preparação cênica do cantor lírico

Resumo

A atuação cênica do cantor apresenta desafios e possibilidades para o desenvolvimento da performance musical. Diversas propostas de preparação cênica para cantores líricos, como a elaborada por Emmons e Thomas (1998),  oferecem  recursos de autoavaliação e monitoramento da inter-relação entre gesto e comunicabilidade de ideias e sentimentos. O conceito de metacognição oferece recursos para a ampliação do processo de construção da performance. O objetivo do presente artigo foi analisar a proposta de Emmons e Thomas (1998), que consiste em um passo a passo para a atuação cênica de cantores líricos, a partir de conceitos da psicologia cognitiva. Para tanto, apresenta uma breve exposição sobre metacognição, de autores que se dedicam ao estudo da preparação cênica para cantores, para, em seguida, interpelar as informações. O resultado desta análise demonstrou que o método está de acordo com os princípios estabelecidos pela literatura sobre metacognição.

Metacognitive aspects of scenic preparation of the lyric singer

The singer's scenic performance presents challenges and opportunities for the development of his musical performance. Several proposals of scenic preparation for opera singers, such as developed by Ernrnons and Thomas (1998), offer self-assessment resources and monitoring of the inter-relationship between gesture and communicability of ideas and feelings. The aim of this study was to analyze the Emmons and Thomas's proposal which consists of a step by step to the scenic performance of opera singers, from concepts of cognitive psychology. For this it presents a brief presentation on metacognition by authors who are dedicated to the study of scenic preparation of Singers, for then question the proposal. The result of this analysis showed that the method is in accordance with the principles established in the literature about metacognition.

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