A metáfora do movimento na música eletroacústica – Amplificar

A metáfora do movimento na música eletroacústica

Resumo

Este artigo faz uma aproximação entre os conceitos de metáforas conceituais e esquemas de imagens, como presentes nos textos de Lakoff e Johnson (1980), Brower (2002), Nogueira (2003), com as formulações teóricas do compositor Denis Smalley; formulações estas representadas pelos conceitos de espectromorfologia e campos indicativos. Assim, identificamos que os autores em questão consideram o movimento metáfora essencial para o entendimento da nossa experiência, tanto no mundo quanto na música. Com isso, buscamos propor que o relacionamento entre as ideias destes autores podem fundamentar uma abordagem incorporada da experiência musical de forma plural, tanto na composição quanto na performance, e também no entendimento dos eventos sonoros pelos ouvintes em contextos musicais. Sugerimos que esta abordagem é, sobretudo, importante para práticas que utilizam meios eletroacústicos e performance em tempo real como elemento composicional, como no live electronics, que utilizam interfaces físicas de controle para produção musical.

The metaphor of movement in electroacoustic music

This paper makes an approximation between the concepts of image schemas and conceptual metaphors, as present in the texts of Lakoff and Johnson (1980), Brower (2002), Nogueira (2003), with the theoretical formulations of the composer Denis Smalley, these formulations represented by the concepts of spectromorphology and indicative fields. Thus, we identified that the authors concerned consider the movement metaphor essential for the understanding our experience, both in the world as in the music. With this, we seek to propose that the relationship between the ideas of these authors can support an embodied approach to musical experience in plural form, both in the composition as in the performance and also in the understanding of sound events by listeners in musical contexts. We suggest that, this approach is especially important to practices that use electroacoustic media and real-time performance as a compositional element, as in the live electronics that uses physical interfaces of control for musical production.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.