A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica – Amplificar

A Musicoterapia e o Transtorno do Espectro do Autismo: uma abordagem informada pelas neurociências para a prática clínica

Resumo

Nos últimos anos, muitos estudos em neurociências têm buscado compreender como o sistema nervoso está estruturado, como funciona em pessoas com desenvolvimento global típico e atípico, e como este sistema nervoso processa a música enquanto estímulo percebido e ação no mundo. A integração destes conhecimentos na prática clínica musicoterapêutica pode fornecer novas explicações sobre o modo pelo qual o uso terapêutico da música promove melhoras da saúde, bem como subsidiar o desenvolvimento de novas abordagens clínicas de tratamento, avaliação diagnóstica e avaliação do processo terapêutico. Este artigo apresenta uma fundamentação nas neurociências para uma prática clínica musicoterapêutica com foco na melhora da comunicação não-verbal e da interação social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo.

Music therapy and Autism Spectrum Disorder: a neuroscience informed rationale for clinical practice

In the last years, many studies in neurosciences aimed at understanding how the nervous system is structured, how it works in people with typical and atypical global development, and how music is processed as perceived stimulus and action in the word. The integration of this knowledge in music therapy clinical practice may provide new explanations about the path in which the therapeutic use of music improves health as well as assist the development of new clinical approaches for treatment, assessment and evaluation. This article presents a neuroscience rationale of a music therapy clinical practice with focus on nonverbal communication and social interaction for children and teenagers with Autism Spectrum Disorder.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.