Estímulos e resultantes musicais em Désordre, de György Ligeti
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Resumo
Este artigo apresenta um estudo analítico sobre Désordre, primeiro dos Ètudes pour piano de György Ligeti. Após mapear os fatores condicionantes e estímulos desse efetivoprojeto composicional, aborda cada um dos aspectos musicais - textura, altura, ritmo, forma, dinâmica e tessitura - tanto em seus comportamentos e configurações individuais, como em suas relações e interações, que concorrem para a configuração do discurso musical e da resultante formal da peça. Pretende-se, com esta investigação, observar como Ligeti recorreu a diversos estímulos para elaborar procedimentos composicionais que, ao mesmo tempo, aceitam determinados graus de regulação, preservam o controle composicional e nunca desconsideram o resultado musical perceptível.
Stimuli and Resulting Music in Désordre by György Ligeti’s
This article presents an analytical study of Désordre, the first of György Ligeti’s Ètudes pour piano. After mapping the stimuli and conditioning factors of this effective composition, the study addresses each musical feature – texture, pitch, rhythm, form, dynamic and tessitura – both in terms of behavior and individual configuration, as well as in their relationships and interactions that compete for the structure of the musical discourse and resulting form of the piece. This study intends to observe how Ligeti, in Désordre, relied on various stimuli to elaborate compositional methods that simultaneously allow for a certain amount of regulation, maintain compositional control and never ignore the perceived musical result.
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