Comunicação de emoções básicas em Ponteios de Guarnieri em performances ao vivo – Amplificar

Comunicação de emoções básicas em Ponteios de Guarnieri em performances ao vivo

Resumo

O presente trabalho traz uma investigação a respeito da comunicação das emoções básicas (alegria, tristeza, calma, medo/hesitação e raiva) através da execução ao vivo de fragmentos de Ponteios de Camargo Guarnieri para piano, com indicações explícitas desses estados emocionais. Como estímulos, trechos dos Ponteios n. 2, 26, 32, 36 e 38 foram escolhidos para comunicar raiva, calma, alegria, tristeza e medo (receio), respectivamente. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N=73) e estudantes de música universitários (Graduação e Pós-Graduação) (N=77). O método empregado foi auto-relato por escolha forçada. Os resultados indicaram que tanto estudantes universitários como de extensão puderam identificar as emoções básicas durante as coletas, contudo o nível de expertise dos participantes influenciou na comunicação dos estados emocionais e intensidade de percepção. A pesquisa demonstrou que há uma hierarquia de emoções mais percebidas pelos ouvintes. A alegria e a raiva foram mais facilmente reconhecidas, o medo foi menos comunicado, tendo havido dispersão e confusão entre calma, tristeza e medo. Os parâmetros referentes a melodia e andamento foram aqueles que apresentaram maior incidência dentre os estudantes de extensão. No caso dos estudantes universitários, verificou-se uma distribuição mais uniforme entre os parâmetros.

Communication of basic emotions in live performances of Guarnieri ́s Ponteios

Abstract: The current study investigates the communication of basic emotions (joy, sadness, calm, fear/hesitation and anger) during a live performance of excerpts from Ponteios for piano by Camargo Guarnieri, that are explicitly indicated on the score. As stimuli, excerpts from Ponteios nos. 2, 26, 32, 36 and 38 were chosen to communicate anger, calm, joy, sadness and fear (apprehension), respectively. The sample involved students enrolled in a college theory and ear training extension course (N=73) and university music students (undergraduate and graduate) (N=77). The method employed self-reporting by forced-choice. The results indicated that both college and extension students were capable of identifying basic emotions during the analysis. However, participant level of expertise influenced emotion communication and perception intensity. The perceived emotions by listeners resulted in a clear hierarchy of perception. Recognition was high for joy and anger; less so for fear. In addition, there was confusion between sadness and fear. In general, emotions with the highest recognition were those with higher degrees of intensity. The parameters of melody and tempo resulted in a higher incidence among extension students. Distribution was more even among all parameters for college students of music.

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