Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta – Amplificar

Ansiedade na performance musical: causas, sintomas e estratégias de estudantes de flauta

Resumo

O artigo aborda causas, sintomas e estratégias utilizadas por estudantes de flauta do curso de Bacharelado em Música de três Instituições de Ensino Superior para lidar com a ansiedade na performance musical (APM) em um recital de caráter avaliativo. Os procedimentos de coleta e análise de dados ocorreram à semelhança do estudo realizado por Siw Nielsen (1999), isto é, através da análise observacional do comportamento dos participantes no recital e de relatos verbais por meio de entrevistas semiestruturadas, ambos registrados em áudio e vídeo. Como resultados, a pesquisa aponta dezesseis causas, dezenove sintomas e dezoito estratégias utilizadas pelos estudantes de flauta para lidar com a APM. A ansiedade esteve constantemente presente, em maior ou menor grau, entre os participantes desta investigação e sua principal causa foi o repertório para flauta solo; o nervosismo foi o sintoma mais relatado pelos participantes; o pensamento positivo foi a estratégia mais utilizada pelos mesmos para lidar com a APM. A pesquisa conclui que, sendo a ansiedade uma emoção inerente ao fazer musical, faz-se necessário que o músico utilize uma gama rica e variada de estratégias - antes ou durante a execução - para lidar com causas e sintomas da ansiedade de forma integrada. O trabalho também aponta para a necessidade do conhecimento das causas da APM e de seus sintomas pelos professores de instrumento, para que possam realizar um planejamento compatível às necessidades de seus alunos, utilizando estratégias que os auxiliarão a lidar com os efeitos negativos desta emoção.

Music Performance Anxiety: Causes, Symptoms and Coping Strategies for Flute Students

This article addresses the causes, symptoms and coping strategies used by undergraduate flute students from three universalities in Brazil to cope with music performance anxiety (MPA) during jury recitals. The data collection and analysis procedures used were similar to a study by Siw Nielsen (1999), i.e., recital participant behavioral observation and verbal reports using semi-structured interviews. Both procedures were recorded in audio and video. As a result, the study highlights sixteen causes, nineteen symptoms, and eighteen strategies used by flute students to cope with MPA. Anxiety among the participants was constantly present to a greater or lesser degree. Its main cause was the repertoire for solo flute; nervousness was the symptom most reported by the participants; and positive self-talk was the most used coping strategy. The research concluded that, since anxiety is an inherent emotion in performing music, musicians must use a broad range of strategies — before and during the performance — to thoroughly deal with the causes and symptoms of anxiety. The article also highlights the importance of music professors in knowing the causes of MPA and its symptoms so that they can plan a strategy consistent with the needs of their students that will help them cope with the negative effects of anxiety.

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