Truffaldino, Pantalone, Riciulina. As commedie di maschere e a música no período barroco em Roma e outras cidades – Amplificar

Truffaldino, Pantalone, Riciulina. As commedie di maschere e a música no período barroco em Roma e outras cidades

Resumo

Crônicas e documentos do período barroco em Roma - entre século XVII e XVIII - trazem relatos sobre "comediantes" e saltimbancos. Naquela época, o teatro de máscaras era considerado um gênero menos nobre se comparado aos melodramas e oratórios. Permanecem muitas dúvidas sobre estas obras, mas nova documentação vem iluminar a atividade destes comediantes em teatros e palácios da aristocracia romana. Deste modo, podemos apreciar e compreender a importância destas peças em Roma e outras cidades italianas. Uma questão ainda sem respostas diz respeito à música utilizada nestas obras: meu estudo busca investigar o assunto através de documentos históricos, fontes iconográficas, relatos sobre instrumentos musicais.

Truffaldino, Pantaleone, Riculina. Commedie di maschera and baroque music in Rome and other cities

Chronicles and documents dated back to the Roman Baroque period - between XVII and XVIII centuries – tell us about performances of “comedians” and “mountebanks”. At the time, mask play was considered a less noble genre if compared to melodramas and oratorios. There are still many doubts about those plays, but new statements now shine a light on the activity of those comedians in theatres and palaces of the Roman aristocracy. In this way, we can appreciate and understand the importance and consideration of those plays in Rome and in other Italian cities. A matter still unresolved is represented by music in those plays: my study wants to investigate the issue by documentary testimonies, iconographical sources, news about musical instruments.

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