Práticas musicais de jovens e vida cotidiana: socialização e identidades em movimento – Amplificar

Práticas musicais de jovens e vida cotidiana: socialização e identidades em movimento

Resumo

Este artigo aborda questões vinculadas a práticas musicais de jovens que vivenciam a música com diferentes mídias. Tomando a perspectiva teórica dos estudos sobre a vida cotidiana, o objetivo é analisar discursos, conceitos, métodos e resultados da produção de conhecimento musical específicos da juventude quando mediados pelas tecnologias. Dentre os aspectos analisados destaca-se a formação de identidades e socialização considerando a música como um signo geracional. Essas categorias contribuem para uma compreensão empiricamente fundamentada sobre o papel que as mídias exercem para os jovens em suas aprendizagens musicais. As reflexões e análises permitem uma compreensão ampliada das interfaces entre música, educação e identidades sociais.

Youth musical practices and everyday life: socialization and identities in motion

This study focuses on issues associated with the musical practices of young people that experience music with the use of different media. Based on the theoretical perspective of studies on everyday life, the main objective is to analyze speeches, concepts, methods and results in the production of musical knowledge by youngsters when mediated by technologies. Special attention is given to the formation of identities and socialization, considering music as a generation sign. These categories contribute to an empirical understanding based on the role played by the media in the young people’s musical learning. The reflections and analyses allow a broad understanding of the interfaces between music education and social identities.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.