Habilidades e Estratégias para gerir a ansiedade antes e durante o recital: um estudo multicaso com pianistas estudantes e profissionais – Amplificar

Habilidades e Estratégias para gerir a ansiedade antes e durante o recital: um estudo multicaso com pianistas estudantes e profissionais

Resumo

O presente relato é o recorte de uma dissertação de mestrado cujo objetivo foi investigar as habilidades e estratégias de performance utilizadas por pianistas para gerir a ansiedade nas apresentações. A metodologia expôs um estudo multicaso, cujos participantes foram pianistas estudantes e profissionais de Recife-PE, os quais foram classificados em grupo 1: três estudantes de piano da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical (ETECM) e grupo 2: três pianistas profissionais, todos em fase de preparação para o recital. Apresentamos neste relato uma mostra dos resultados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas. Inferiu-se que tanto estudantes como profissionais apresentaram habilidades e estratégias eficientes para tocar com o mínimo de ansiedade. Porém, estes aspectos mostraram-se em diferentes níveis de conhecimento e desenvolvimento cognitivo.

Abilities and strategies for managing anxiety before and during the recital: a multi case study with students and professionals pianists

The present report is the snippet of master's degree dissertation whose objective was investigate the performance abilities and strategies used by pianists to manage anxiety at presentations. The methodology brought to light a case study, of the multicase type, participants of which was students and professionals pianists in Recife, Pernambuco, Brazil, which were classified as Group 1): three piano students at State Technical School of Music Creativity and, Group 2): three professional pianists, all of them in the stage of preparation for a recital. We present in this report a sample of the results obtained from semi-structured interviews. It was inferred that both students and professionals showed efficient abilities and strategies to play with a minimum of anxiety. These aspects, however, exist on different levels of knowledge and cognitive development.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.