Elementos de uma semiótica da narratividade musical – Amplificar

Elementos de uma semiótica da narratividade musical

Resumo

Para responder a questão “a que nível semiótico comunica-se a música ?”, distinguimos três fluxos semióticos da narratividade musical. O primeiro fluxo de narratividade é chamado de “substância”: ele corresponde à narratividade primária, presente em todas as músicas, dentro do próprio som. O segundo fluxo de narratividade musical é chamado de “moldura”: ele corresponde à maneira como é organizado o tempo – problematizado – dentro de uma obra, um estilo, uma época. O terceiro fluxo de narratividade é chamado de “enredo”: ele corresponde à trama de uma obra. Após ter precisado em que isso consiste, graças ao conceito de “tensão narrativa”, nós estudamos sua realização pelo ouvinte, e mais precisamente a interação entre o leitor e o texto, insistindo em três fatores que tornam tal interação possível: a intencionalidade, a embodied simulation e as formas de vitalidade.

Pour répondre à la question “à quel niveau sémiotique la musique communique-telle ?”, nous distinguons trois flux sémiotiques de la narrativité musicale. Le premier flux de narrativité est appelé “substance” : il correspond à la narrativité primaire, présente en toute musique, dans le son même. Le deuxième flux de narrativité est appelé “cadre” : il correspond à la manière dont le temps est organisé – problématisé – dans une oeuvre, un style, une époque. Le troisième flux de narrativité est appelé “intrigue” : il correspond à la mise en intrigue d’une oeuvre. Après avoir précisé en quoi celle-ci consiste, grâce au concept de « tension narrative », nous étudions son actualisation par l’auditeur, et plus précisément l’interaction entre le lecteur et le texte, en insistant sur trois facteurs qui rendent une telle interaction possible : l’intentionnalité, l’embodied simulation et les formes de vitalité.

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