Aprendizagens musicais informais em uma comunidade de prática: um estudo no grupo de maracatu Arrasta Ilha – Amplificar

Aprendizagens musicais informais em uma comunidade de prática: um estudo no grupo de maracatu Arrasta Ilha

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as dinâmicas de aprendizagem musical que se estabelecem no grupo de maracatu Arrasta Ilha, de Florianópolis-SC, Brasil. A fundamentação teórica da pesquisa combina o conceito de comunidade de prática (Wenger, 2008) e de práticas de aprendizagem musical informal (Green, 2002). Foi realizado um estudo de caso de abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa apontam cinco dinâmicas de aprendizagem musical: escuta e tirar de ouvido, encontros casuais e organizados, observação e imitação, onomatopeias solfejadas, e aprender osmoticamente. Tais dinâmicas são potencializadas num ambiente de aprendizagem que se configura como uma comunidade de prática, onde os participantes compartilham uma paixão em comum: o interesse pela prática musical do maracatu.

Informal musical learning in a community of practice: a study of the maracatu group Arrasta Ilha

The purpose of this study is to investigate the dynamics of musical learning that are found in the maracatu group Arrasta Ilha, in Florianópolis-SC, Brazil. The theoretical foundation for the research combines the concept of community of practice (Wenger, 2008) and informal musical learning (Green, 2002). A case study was conducted with a qualitative approach. The results of the study indicate five dynamics of musical learning: listening and playing by ear, casual and organized encounters, observation and imitation, solfege onomatopoeias, and learning osmotically. These dynamics are given potential in a learning environment that is established as a community of practice, where the participants share a common passion: the interest for the musical practice of maracatu.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.