Análise neo-schenkeriana e reduções de ordem prática como recursos analíticos ao repertório de ragtime e o exemplo de The Entertainer, de Scott Joplin – Amplificar

Análise neo-schenkeriana e reduções de ordem prática como recursos analíticos ao repertório de ragtime e o exemplo de The Entertainer, de Scott Joplin

Resumo

Neste trabalho é proposta uma análise do ragtime The Entertainer (1902), de Scott Joplin, sob a metodologia de análise proposta por Schenker, conforme Fraga (2009) e reduções de ordem prática. Em The Entertainer, identifica-se a presença de diversas técnicas de progressão linear, como prolongamento melódico, ascensão inicial, desdobramento, transferência de registro, superposição, ligação e substituição. Este estudo leva a uma reflexão sobre a utilização desta metodologia de análise para o estudo de peças de música popular compostas no final do século XIX e início do século XX.

Practical neo-schenkerian reductions as ragtime analytical resources and the example of The Entertainer, by Scott Joplin

This paper proposes an analysis of The Entertainer (1902), by Scott Joplin, under the methodology proposed by Schenker and recently reviewed by Fraga (2009) with music reductions. In The Entertainer, is identified the presence of various techniques of linear progression as melodic extension, initial ascent, unfolding, register transfer, superposition, connection and replacement. This study leads to a reflection on the use of this method of analysis for the study of popular music composed in the late nineteenth century and early twentieth century.

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