A proposição de um plano de ensino e aprendizagem de violino em grupo no curso superior na perspectiva de estudantes, professores e avaliadores externos – Amplificar

A proposição de um plano de ensino e aprendizagem de violino em grupo no curso superior na perspectiva de estudantes, professores e avaliadores externos

Resumo

O presente artigo discute a perspectiva de avaliação da aprendizagem de alunos de violino recém-ingressos (N = 6) em curso superior de música sob a óptica dos estudantes, bem como de avaliadores externos. As técnicas de coletas de dados na investigação foram: (i) registros em áudio e vídeo; (ii) auto-avalição e (iii) Descrição de pontos fortes e fracos nos produtos. Para os árbitros, os pontos fortes foram referentes à técnica da mão direta (ponto de contato; divisão, uso e planejamento do arco) e demostraram menor progresso em termos de: mão direita (excesso de energia do uso do arco, tensão no braço direito, pressão e velocidade do arco). Os estudantes em suas auto-avaliações focaram-se no domínio e coordenação do arco.

This paper discusses the evaluation of learning in college violin students (N=6) at the freshman level. It deals with the self-evaluations of the students as well as those of independent judges. Data was collected (i) through audio-video recordings; (ii) Students self-evaluations; (iii) Independent judges (N=6) evaluations of strengths and weaknesses observed on the recordings. These judges singled out as positive improvements of bow technique aspects such as contact point, bow distribution as well as phrasing and tone production including vibrato. Aspects such as excessive pressure or inadequate speed of bow, tension and high elbow were considered less improved along with issues of rhythmic control due to phrase shortenings and unevenness. The students’ self-evaluations focused mainly on bow control and coordination.

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