A percepção dos licenciandos sobre a motivação em uma aula de música – Amplificar

A percepção dos licenciandos sobre a motivação em uma aula de música

Resumo

Este artigo analisa as percepções dos acadêmicos do curso de Música-Licenciatura sobre a motivação em uma aula de música ministrada para o 1º ano do ensino fundamental em uma escola canadense. Os licenciandos assistiram à gravação da referida aula e registraram livremente suas percepções. Os fatores motivacionais mais destacados referem-se à aula, às crianças e à professora. Entre eles, os temas da aula e as atividades escolhidas, seu planejamento, sequência e procedimentos de ensino foram o foco da análise, ficando evidente o quanto isso influencia o interesse das crianças. Componentes mais subjetivos da motivação, como fatores internos, foram menos mencionados nos relatos dos estudantes. Conclui-se, por um lado, que a motivação em sala de aula é um tema conhecido e considerado com frequência significativa pelos estudantes em formação docente e, por outro, que o fato de analisar outras práticas pode implicar processos individuais de reflexão necessários à construção do conhecimento profissional.

Student music teachers' perception of motivation in a music lesson

This article examines the student music teachers’ perceptions on motivation in a grade one classroom in a Canadian school. Undergraduates watched the video and documented their perceptions freely. The most prominent motivational factors referred to the actual lesson, the children and the teacher. Among them, the topics of the class and the chosen activities, the planning, sequencing and teaching procedures were the focus of the students’ analysis, thus demonstrating how this influences children's interest. More subjective components of motivation as internal factors were less mentioned in the reports. We conclude, on one hand, that motivation in the classroom is a topic well known and often considered significant by students in teacher education and, on the other, analyzing other practices may in fact implicate individual processes of reflection needed to build professional knowledge.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.