Um estudo sobre a improvisação musical de crianças num contexto musical interativo/reflexivo – Amplificar

Um estudo sobre a improvisação musical de crianças num contexto musical interativo/reflexivo

Resumo

Neste artigo é apresentado um estudo sobre o processo de improvisação musical de duas crianças em contexto musical interativo/reflexivo. Os dados foram coletados na Itália dentro do Projeto MIROR (Music Interaction Relaying On Reflexion/7° Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da União Europeia), polo da Universidade de Bolonha. Várias sessões de improvisação foram realizadas com duas crianças de 8 anos que brincavam juntas em um teclado preparado com o sistema musical interativo/reflexivo “MIROR Impro“ e também em um teclado normal, sem o sistema. As análises do estudo de caso foram baseadas na observação de gravações de vídeo recolhidos durante as sessões. Em um processo de microanálise, foram estudadas as improvisações das crianças com base nas categorias de Torrence e Ball e também discutidas por meio da Teoria do Fluxo de Csikszentmihalyi. Os resultados indicam que a prática de improvisação musical das crianças, sob o ponto de vista criativo, traz indicadores de criatividade como movimento, combinação de ideias, fantasia e emoção. A análise qualitativa e quantitativa desse estudo demonstraram que esses comportamentos criativos forram mais evidentes quando as crianças executavam o sistema MIROR Impro.

A study about musical improvisation of children in an interactive/reflexive musical context

This paper presents a study on the process of musical improvisation of two children in an interactive/reflexive musical context. The data was collected in Italy within the MIROR Project (Music Interaction Relaying On Reflexion/7th Framework Programme for Research and Development/EU) pole of the University of Bologna. Several improvisation sessions were held with two children (8 years old) playing together on a keyboard prepared with the interactive/reflexive system “MIROR Impro,” and also on a normal keyboard without the system. The analysis of the case study were based on the observation of video recordings collected during the sessions. In a process of micro-analysis the improvisations of children were analyzed based on categories of Torrence and Ball and also discussed by Csikszentmihalyi’s Flow Theory. The results indicate that the practice of children’s musical improvisation under the creative point of view, bring creativity indicators such as moving, combination of ideas, imagination and emotion. The qualitative and quantitative analysis of this study showed that these creative behaviors were more evident when children performed the system MIROR Impro.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.