Percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG na Matriz Curricular do PROLICENMUS – Amplificar

Percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG na Matriz Curricular do PROLICENMUS

Resumo

Este artigo procura evidenciar, explicitando e explicando, o percurso do Processo Compositivo de Microcanções CDG, ao longo de cinco interdisciplinas (Espetáculos Escolares e Musicalização, em 2008, Repertório Musicopedagógico, em 2009, e Conjuntos Musicais Escolares e Música Aplicada, em 2010 e 2011) dos eixos Execução Musical e Estruturação Musical, da matriz curricular do curso Licenciatura em Música modalidade a Distância da UFRGS e Universidades Parceiras (PROLICENMUS). Orientações e tomadas de decisão, apresentadas como desafios aos alunos de modo amalgamado aos conteúdos propostos para estudo, estabeleceram caminhos particulares de um processo geral de formação musical criativa. Tal caminho partiu sempre de uma intenção compositiva direcionada e concretizada, primeiramente (em Repertório Musicopedagógico) sob a forma de canções escolares infantis, e posteriormente sob a forma de microcanções (no decorrer de Música Aplicada e Conjuntos Musicais Escolares), com base na Proposta Musicopedagógica CDG (NUNES, 2011).

Route of the Compositional Process of Microcanções CDG in the Syllabus of PROLICENMUS

This article seeks to highlight, describing and explaining the route of the Compositional Process of Microcanções CDG, over five interdisciplines (Espetáculos Escolares and Musicalização, in 2008, Repertório Musicopedagógico, in 2009, and Conjuntos Musicais Escolares and Música Aplicada, in 2010 and 2011) from Execução Musical and Estruturação Musical axes, applied in the curriculum of the Bachelor ́s Degree in Music, modality of Distance Education, at UFRGS and Partner Universities (PROLICENMUS). Guidelines and decision making, presented as challenges to the students of the proposed amalgamated content for study mode, set individual paths of a general process of creative musical training. This always left a path directed and implemented compositional intent, first (in Repertório Musicopedagógico) in the form of infant school songs, and later in the form of microcanções (during the Música Aplicada and Conjuntos Musicais Escolares) based on CDG Musicpedagogical Proposal (NUNES, 2011).

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