Repensando o nacional à margem da “Civilização”: R. Tagore, o folclore de Bengala e a construção da modernidade indiana – Amplificar

Repensando o nacional à margem da “Civilização”: R. Tagore, o folclore de Bengala e a construção da modernidade indiana

Resumo

O presente trabalho aborda a questão do nacionalismo no contexto indiano, estabelecendo alguns paralelos com o caso do nacionalismo modernista brasileiro e discutindo o papel do chamado “capitalismo de imprensa” (ANDERSON 1989) na construção das comunidades imaginadas. Argumenta-se, com base na tese de Chatterjee (2000), que o processo de constituição de representações da nação indiana não seguiu o rumo traçado pela “Civilização”, tal como a historiografia de tendência etnocêntrica procurou demonstrar, mas partiu da constituição de um campo interno de soberania, o campo da cultura, para questionar as formas modelares da modernidade ocidental, antes de enfrentar o poder imperial no campo da política. Neste processo de constituição de uma modernidade indiana analisa-se o papel da elite letrada de Calcutá, especialmente da família Tagore e do autor de Gitanjali, o poeta, ensaísta, dramaturgo e compositor R. Tagore, na reelaboração da identidade nacional a partir do contato com figuras à margem do sistema e da pesquisa e apropriação do material cultural nativo. Por fim, a produção literária e musical de R. Tagore é vista na relação com suas fontes e no contexto da redefinição da identidade indiana, que se afasta da racionalidade ocidental e dos modelos ocidentais a partir do momento em que a elite decepcionada com a tutela britânica desenvolve um novo patriotismo, recorrendo a vários “outros”: ao mundo rural, mas também às mulheres extáticas ou aos pagol(loucos inebriados), vaishnavas e bauls, vistos a partir de então como figuras sábias e místicas que contrastavam com a racionalidade inculcada nas elites pelo processo de colonização das mentes.

Rethinking the national at the borders of "Civilization": R. Tagore, the folklore of Bengal and the construction of Indian modernity

This paper focuses the problem of nationalism in the Indian context establishing some parallels with the case of Brazilian modernist nationalism and discussing the role of the so-called “print- capitalism” (ANDERSON 1989) in the constitution of imagined communities. Based on Chatterjee’s thesis (2000), one argues that the process of construction of Indian nation’s representations has not followed the course traced by the “Civilization”, as the historiography of ethnocentric tendencies sought to demonstrate, put started from the construction of an inner field of sovereign, the field of culture to question canonic forms of western modernity before facing the imperial power in the field of politics. In this process of constitution of an Indian modernity one analyses, establishing an intersubjective dialogue with the sources, the role of the learned élite of Calcutta, especially of the Tagore family and of the author of Gitanjali – the poet, writer, dramatist and composer Rabindranath Tagore – in reelaborating the national identity by the contact with outsiders and by the research and appropriation of native cultural materials. At last, the literary and musical production of R. Tagore is seen in its relation with his sources and in the context of redefinition of Indian identity, that moved away from western rationality and artistic canons, once the élite deceptioned with British rule develops a new self image, resorting to (having recourse to/making use of) many others: to the inhabitants of the rural Bengal, but also to the extatic women of the towns or the pagol (madness, inebriated of feelings) or to the vaishnavas and bauls, regarded since then as wise and mystical figures that contrasted with the rationality inculcated in the élites by the process of colonization of the minds.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.