Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afro-brasileira: o exemplo do Samba de Roda – Amplificar

Fundamentos rítmicos africanos para a pesquisa da música afro-brasileira: o exemplo do Samba de Roda

Resumo

Muito se fala sobre os ritmos do samba, porém ainda são poucas as fontes que contribuem para desvendar seus mistérios. Pesquisa etnográfica e análise musical baseada em teorias musicológicas africanas revelaram diversas facetas das concepções rítmicas do Samba de Roda do Recôncavo da Bahia. Este artigo propõe-se a apresentar tais facetas ao mesmo tempo em que esclarece fundamentos rítmicos africanos ainda pouco explorados no Brasil. A difusão das teorias africanas pode trazer nova luz à etnomusicologia brasileira, oferecendo outra visão sobre a estruturação de fenômenos musicais que não a europeia. A análise do Samba de Roda demonstrou a presença de conceitos tais como o dos pulsos elementares, beats, linhas-rítmicas e fórmulas cíclicas tanto na execução dos instrumentos de percussão, como nos de corda dedilhada – discutidos em outro artigo –, no canto e na dança. Assim sendo, princípios africanos revelam-se mais do que mera influência cultural, agindo como organizadores temporais de toda a performance musical e exigindo sua análise para a compreensão de tradições musicais afro-brasileiras.

Rhythmic principles for researching Afro-Brazilian music: the Samba de Roda’s example

Although much is said about samba’s rhythms, there are still few sources that help disclosing their mysteries. Ethnographic research and music analysis based on African musicological theories have uncovered many facets of rhythmic concepts underlying the samba de roda from Recôncavo da Bahia. This paper intends to present such facets while explaining African rhythmic concepts still little explored in Brazil. The dissemination of African theories may bring new light into Brazilian ethnomusicology, by proposing another view about structuring processes of musical phenomena other than the European. The analysis of Samba de Roda showed the presence of rhythmic principles, such as elementary pulses, beats, time-line-patterns and cyclic forms, in its percussion instruments, plucked string instruments – already discussed in another paper –, as well as in its singing and dance. In this way, African musical principles prove to be more than mere cultural influences, working as temporal organizers of the whole musical performance and requiring their analysis for understanding Afro-Brazilian musical traditions.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.