A educação musical nas escolas regulares e os mestres das culturas tradicionais negras e indígenas – Amplificar

A educação musical nas escolas regulares e os mestres das culturas tradicionais negras e indígenas

Resumo

O texto se fundamenta em uma reflexão sobre a variedade de instâncias dos trabalhos acústicos(ARAÚJO, 2013) atualizados por diferentes sociedades tradicionais e a organicidade destas com as práticas agrárias, tendo como foco o caso dos povos indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul, para discutir a necessidade de aliar a Lei 11.769.2008 – que institui a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas regulares – à Lei 11.645/2008, relativa à obrigatoriedade do ensino de culturas afrodescendentes e indígenas nas escolas de ensino médio e fundamental. Apresenta também experiências de inserção de mestres indígenas e quilombolas nas universidades.

Music education in schools and the masters of black and indigenous traditional cultures

The text is based on an exploration of the varying statuses of the acoustic works (Araújo 2013) produced by different traditional societies and the organic interconnections between these works and agrarian practices, focusing on the case of the Guarani and Kaiowá indigenous peoples of Mato Grosso do Sul, in order to discuss the need to align Law 11.769.2008 – which makes teaching of music in schools compulsory – with Law 11.645/2008, which makes teaching about Afro-Descendant and indigenous cultures compulsory in primary and secondary schools. The text also presents experiences involving the insertion of indigenous and quilombo masters in universities.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.