Malandro é malandro, mané é mané: a exaltação da malandragem na música de Moreira da Silva – Amplificar

Malandro é malandro, mané é mané: a exaltação da malandragem na música de Moreira da Silva

Resumo

Este trabalho analisa características de uma personagem imortalizada em nossa música popular por Moreira da Silva, o Kid Morengueira: o malandro, que, para DaMatta (1994) se revela, no contexto da sociedade brasileira, "um profissional do jeitinho". O malandro prototípico materializa o que Antonio Candido (2004) denomina de "a dialética da malandragem" – uma espécie de intercambialidade entre um polo da ordem ou das condutas socialmente aceitas e um polo da desordem ou das atitudes ilícitas. Desse encontro do permitido e do proibido surge uma certa ausência de juízo moral, já que para o malandro existe uma relativa correspondência e fluidez entre o mundo da ordem e o mundo da desordem. O malandro não padeceria de conflitos de consciência, porque seus parâmetros de distinção entre o lícito e o ilícito revelam-se relativos e fluidos.

The exaltation of “malandragem” in Moreira da Silva’s music

This paper analyses the characteristics of the Morengueira Kid, a personage of the Brazilian popular music who was immortalized by Moreira da Silva. Morengueira Kid is the stereotype of a malandro, which can be defined as the “professional of the ‘easy way’” (DAMATTA, 1994), i.e., someone who get things done by shortcutting the official procedures, being generally lazy and not necessarily licit. The typical malandro materializes what Antonio Candido (2004) calls “the dialectic of the malandragem”, a kind of interchangeability between a world of order (socially accepted behaviors), and a world of disorder (illicit attitudes). From this clash between the allowed and the forbidden arises a certain absence of moral judgment, because for the malandro’s perspective there is a relative correspondence and fluidity between both worlds. Considering this thin (and relative) line that separates the licit and the illicit, the malandro would not suffer moral conflicts.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.