Jovem Guarda: música popular e cultura de consumo no Brasil dos anos 60 – Amplificar

Jovem Guarda: música popular e cultura de consumo no Brasil dos anos 60

Resumo

Pouco mais de um ano após o golpe que implantou a ditadura militar no Brasil, a TV Record lançou o programa Jovem Guarda voltado para o público juvenil. Idealizado e produzido por uma equipe de especialistas em propaganda e marketing, o programa atingiu elevados índices de audiência e promoveu novos artistas que passaram a ser reconhecidos como ídolos da juventude. Montado a partir de um grande empreendimento publicitário, o programa não se destinava apenas a veicular música popular através da exposição desses ídolos, mas de anunciar uma série de produtos associados ao estilo de vida jovem. Desse modo, contribuía para a formação de novos hábitos de consumo num momento em que o governo ditatorial adotava medidas para implementar uma política de modernização conservadora do país. Porém, a eficácia das estratégias dependia fundamentalmente do artista. Era ele quem ao colocar em ação as técnicas que desenvolvera a partir da confluência entre a criação cancionística, a manipulação dos equipamentos e a gestão dos negócios estabelecia profunda empatia com o seu publico criando condições para promover integração ou para recolocar em outro patamar o campo de tensões entre produção e consumo.

Jovem Guarda: popular music and consumer culture in Brazil of the 60s

Around one year after the coup which established the military dictatorship in Brazil TV Record launched the Jovem Guarda program which was focused on the youth audience. Conceived and produced by an advertisement and marketing team of experts, the program reached high rates of audience and promoted new artists who became known as the youth idols.  Set up from a great advertising enterprise, the program didn ́t only aim to convey popular music through the exposure of those idols, but advertise a series of products associated to the young life style. Therefore, contributed to the formation of new consumer habits at a moment when the dictatorial government adopted measures to implement a conservative modernization policy of the country.  However the effectiveness of the strategies basically depended on the artist.  It is the artist who putting in practice the techniques developed through the confluence of the cancionistica creation, the handling of equipment and the business management established profound empathy with their public creating the conditions to promote the integration or replace to another level the tensions between production and consumption.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.