As Práticas Devocionais Luso-brasileiras no Final do Antigo Regime: o Repertório Musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa – Amplificar

As Práticas Devocionais Luso-brasileiras no Final do Antigo Regime: o Repertório Musical das Novenas, Trezenas e Setenários na Capela Real e Patriarcal de Lisboa

Resumo

Em paralelo com a liturgia regular, as práticas devocionais constituem uma importante vertente das manifestações religiosas da sociedade luso-brasileira do Antigo Regime. Podiam funcionar como extensão ou antecipação dos rituais oficiais, mas também como expressões informais da religiosidade popular. Uma grande diversidade de modelos percorria todas as camadas sociais e múltiplos espaços, acompanhada por música com graus de complexidade diferente. O repertório devocional constituiu também uma das raras excepções de uso do português cantado na música sacra (nomeadamente nas Jaculatórias) face ao domínio do latim. O presente artigo procura contextualizar os repertórios musicais ligados às práticas devocionais, centrando-se nos modelos propostos pela monarquia através das cerimónias realizadas na Patriarcal e nas Capelas Reais de Lisboa antes da partida da família real para o Brasil. O estudo dos modelos emanados do poder central permitirá compreender no futuro de forma mais abrangente de que modo aspectos dessas práticas se reflectiram na Capela Real do Rio de Janeiro, bem como noutros espaços e contextos sociais luso-brasileiros, e interagiram com tradições locais.

Luso-Brazilian Devotional Practices at the end of the Ancien Régime: the Musical Repertoire of Novenas, Trezenas and Setenários at the Lisbon Royal and Patriarchal Chapel

In parallel with regular liturgy, devotional practices were an important component of religious manifestations within Luso-Brazilian society at the end of the ancien régime. They could function as an expression or anticipation of official rituals, but also as informal expressions of popular religiosity. A wide variety of models covered all social classes and multiple spaces, accompanied by music with different levels of complexity. The devotional repertoire also represents one of the rare exceptional uses of Portuguese chant in religious music (namely in Jaculatórias) in the face of Latin predominance. The present paper seeks to contextualize the musical repertoires linked to devotional practices, focusing on the models put forward by the monarchy through the ceremonies of the Lisbon Royal and Patriarchal Chapels before the departure of the Royal Family for Brazil. The study of the models established by the central power will enable us at some point in the future to come to a more comprehensive understanding of those practices and of their possible influence on the Royal Chapel of Rio de Janeiro ceremonies and in other Luso-Brazilian social contexts. It might also permit us to detect in what way they interacted with local traditions.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.