A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias – Amplificar

A improvisação livre, a construção do som e a utilização das novas tecnologias

Resumo

Neste artigo são discutidas as relações entre a prática da livre improvisação e os novos paradigmas da escuta e da composição que se fundamentam na ideia de construção da sonoridade a partir da superação da ideia abstrata de nota musical. Neste contexto a improvisação livre é percebida, não somente como um sintoma, mas também como uma linha de força decisiva que contribui de uma forma específica para significativas mudanças nas práticas musicais contemporâneas que resultam da expansão e da valorização da dimensão sonora e da consequente superação das fronteiras entre som e ruído. Também, dentro deste contexto, são discutidas algumas problemáticas envolvidas na utilização de processamentos eletrônicos em tempo real com foco na questão da sonoridade, da fisicalidade e na criação de técnicas adequadas à performance.

Free improvisation, sound construction and the use of new technologies

This article discusses the relationship between the practice of free improvisation and the new paradigms of listening and composition which are based on the idea of constructing sound from the overcoming of the abstract idea of musical note. In this context free improvisation is perceived not only as a symptom, but also as a crucial line of force that contributes in a specific way to significant changes in contemporary musical practices resulting from expansion and valorization of sonorous dimension and consequent overcoming the boundaries between sound and noise. Also, in this context, are reported and discussed issues involved in the use of live electronics focusing on sonority, physicality and on the creation of appropriate performance techniques.

La improvisación libre, la construcción del sonido y la utilización de las nuevas tecnologias

En este trabajo se analizan las relaciones entre la práctica de la improvisación libre y los nuevos paradigmas de la escucha y de la composición contemporánea que se basan en la idea la construcción de la sonoridad y de la superación de la idea abstracta de nota musical. En esto contexto la improvisación libre no se percibe sólo como un síntoma, sino también como una línea de fuerza decisiva que contribuye de una manera particular, así como otras tendencias creativas del siglo XX y XXI, a cambios significativos en las prácticas musicales contemporáneas resultantes de la expansión y valorización de la dimensión sonora y la consiguiente superación de los límites entre sonido y ruido. También, en este contexto, son reportados y se discuten algunos problemas relacionados con el uso de procesamientos electrónicos en tiempo real (electrónica en vivo) enfocado en la cuestión de la sonoridad, de la fisicalidad y en la creación de técnicas apropiadas para la performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.