Villa-Lobos: os Choros como retrato musical do Brasil (1920-1929)
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo busca examinar uma das mais inventivas fases do trabalho musical de Villa-Lobos: a década de 1920. Será analisada, particularmente, a série dos Choros. O problema examinado é o encaminhamento de um retrato do Brasil através desta série de composições de Villa-Lobos. Depois de algumas reflexões sobre o Choro como um gênero popular da música brasileira, os Choros de Villa-Lobos são abordados como um novo e específico gênero musical recriado por Villa-Lobos, apresentando como principal característica a combinação de diversas tradições nacionais e populares a partir de um tratamento modernista e experimental
This article aims to examine one of the most inventive phases of the musical work of Villa-Lobos, the decade of 1920. It will be analyzed, particularly, the series of the Choros. The problem examined is the conducting of a process of construction of a musical portrait of Brasil with this serie of compositions of Hector Villa-Lobos. After some reflections about the Choro as a popular gender of the brazilian music, the Choros of Villa-Lobos are approached as a new and specific musical gender recreated by Villa-Lobos, presenting as its principal characteristic the combination of several national and popular traditions in a modernist and experimental compositional treatment.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.