Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio – Amplificar

Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal discutir aspectos relevantes dos processos de criação e elaboração de arranjos vivenciados pelo grupo musical Alma Brasileira Trio (Brasília/DF), principalmente no que diz respeito à utilização de técnicas e procedimentos no desenvolvimento de uma escrita idiomática para a formação de câmara flauta, violão e violoncelo. Tal abordagem se dá tendo como principal referência o arranjo Clubes das Esquinas, de Ocelo Mendonça (n. 1965): uma fantasia a partir de temas das canções Clube da Esquina e Clube da Esquina nº 2, ambas de autoria de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges.

The main goal of this article is to discuss important aspects of the process of creating and elaborating arrangements performed by the musical group Alma Brasileira Trio (Brasília/DF), mainly with regard to the use of techniques and procedures on the development of an idiomatic writing for the chamber formation flute, guitar and cello. This approach is developed having as its the main reference the arrangement Clubes das Esquinas, by Ocelo Mendonça (b. 1965): a fantasy on the themes of the songs Clube da Esquina and Clube da Esquina nº 2, by Milton Nascimento, Lô Borges and Márcio Borges.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.