Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two do compositor John Cage – Amplificar

Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two do compositor John Cage

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade discutir o emprego do acaso em música a partir da segunda metade do século XX. Partindo de uma breve contextualização histórica e social das práticas, tendências e correntes musicais que contribuíram para o desenvolvimento desta estética, procuramos identificar sua origem no cenário musical do pós-guerra. Deste modo, traremos para o campo de discussões uma reflexão filosófica a respeito do uso do acaso em composição e na performance de obras classificadas como indeterminadas quanto à sua “abertura”, ou seja, obras sujeitas a múltiplas interpretações. O resultado produzido pelo intérprete é fruto de uma construção, sujeita a inúmeras leituras e relações intersubjetivas. A fim de melhor compreender estes processos, analisamos a obra Two6 de John Cage, que será objeto de estudo por meio de parâmetros selecionados e discutidos no decorrer do trabalho. A conclusão procura contextualizar e determinar possíveis relações dos dados obtidos nas análises com as reflexões originadas na pesquisa que, acreditamos, poderão contribuir para a compreensão de obras que se utilizam do acaso como método de composição ou performance.

Indeterminacy in the composition and performance: analysis of John Cage’s Two6

This research aims to discuss the usage of indeterminacy in music from the second half of the 20th century. Starting from a brief historical and social contextualization of practices, tendencies and musical currents that contributed to the development of this aesthetic, we intended to identify its origins in the post war musical scenario. We bring a philosophical reflection regarding the use of indeterminacy in composition as well as in the performance of works classified as undetermined, or subjected to multiple interpretations. The result produced by the performer stems from a construction, subjected to numerous readings and intersubjective relationships. In order to have a better understanding of these processes, we analyzed the work Two6 by John Cage, which will be our object of study and discussion. The Conclusion aims to contextualize and determine possible relationships of data obtained and reflections originated during the research, which, we believe, may contribute to the comprehension of works using indeterminacy as a method of composition or performance.

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