Implicações do processo de modelagem na manipulação de parâmetros temporais e na definição do caráter no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri – Amplificar

Implicações do processo de modelagem na manipulação de parâmetros temporais e na definição do caráter no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri

Resumo

Como parte de um estudo sobre a sobreposição de estruturas rítmicas complexas, a polirritmia frequentemente encontrada na música brasileira de cunho nacionalista, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo principal é investigar estratégias de prática deliberada. Nesta etapa, investigamos a modelagem como estratégia de estudo e seus efeitos na manipulação dos parâmetros temporais e na definição do caráter. Construído a partir de sobreposições rítmicas que resultam em linhas melódicas sobrepostas de três notas contra duas, o Ponteio 46 de Camargo Guarnieri (1907-1993) traz a indicação de metrônomo 80 para semínima e caráter íntimo. A amostra foi constituída de nove pianistas voluntários de distintos níveis acadêmicos. Para a coleta de dados, cada participante realizou cinco gravações dos vinte compassos iniciais do ponteio, incluindo a imitação de duas gravações comerciais como objetos de modelagem, e concedeu cinco entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados a partir dos relatos obtidos e das medições das cinco gravações de cada participante com auxílio do software Sonic Visualiser. Na discussão, focamos nas questões relacionadas à manipulação do andamento, das inflexões rítmicas e de dinâmica na definição do andamento e do caráter íntimo para salientar aspectos comuns e diferenças nas performances e nas decisões individuais.

Implications of modeling as a tool for manipulation of temporal structures and defining character in Guarnieri ́s Ponteio 46

As part of a study of the superposition of complex rhythmic structures – polyrhythm – frequently found in nationalistic Brazilian music, we present partial results of an investigation designed to search for deliberate practice strategies. In this stage, we investigated modeling as a learning tool and its effects on the manipulation of temporal structures and the definition of character. Guarnieri’s Ponteio 46 is constructed from rhythmic overlays that result in overlapping melodic lines of three notes against two. The composer sets the tempo at 80 BPM and asks for the character íntimo (intimate). The sample was made up of nine volunteer pianists at various levels of proficiency. For the collection of data, each participant was asked to record the twenty initial bars of the piece five times, including two instances of imitating two commercial recordings offered as models, as well as five semi structured interviews. Data was analyzed based on the content of interviews and the measurement of time in the recordings with the aid of software Sonic Visualiser. Discussion of results focus on aspects related to manipulation of temporal structures and dynamic employed in the definition of tempo and character in order to show similarities and differences in the individual performances.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.