As notas de um pianista na Corte Imperial: mercado e mediação cultural em Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) – Amplificar

As notas de um pianista na Corte Imperial: mercado e mediação cultural em Louis Moreau Gottschalk (1829-1869)

Resumo

O artigo investiga a estadia do pianista e compositor norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) na Corte Imperial do Rio de Janeiro em 1869, no contexto de um debate que opunha uma concepção de arte como ideal civilizatório ao mero entretenimento. Gottschalk é considerado na dupla feição de intelectual romântico e artista empreendedor. São estudados aspectos de sua obra e de seu estilo pianístico, levando-se em conta as representações construídas em torno dele, a recepção a suas apresentações públicas e o impacto causado sobre as práticas musicais da cidade, mediante a análise de crônicas e ilustrações satíricas publicadas na imprensa local. Destaca-se sua refinada capacidade de transpor para a música vivências e impressões colhidas nos territórios que visitou e registradas em suas notas de viagem, publicadas sob o título de Notes of a pianist. Sobre esse fundo, procura-se compreender a recriação na performance ao piano de aspectos rítmico-percussivos das expressões culturais afroamericanas de Nova Orleans e do Caribe e o impacto dessas obras como possíveis modelos à disposição de outros intérpretes e compositores.

The notes of a pianist in the Imperial Court: market and cultural mediation in Louis Moreau Gottschalk (1829-1869)

This paper inquiries the presence of American pianist and composer, Louis Moreau Gottschalk (1829-1869), in the Imperial Court of Rio de Janeiro in 1869, in the context of a debate between art as a civilizatorian ideal and as mere entertainment. The musician is seen by his double face of a romantic intelectual and an entrepreneur artist. Aspects of his works and pianistic style are considered, taking in account discoursive representations, the reception to his public concerts, and the impact on musical practices in the artistic life of the city, by analysing cronicles and satirical illustrations published on local papers. It is pointed his refined ability to create a musical transposition of experiences and impressions from the lands he has visited, which are registrated in Notes of a pianist, his voyage notes. The paper also seeks to understand the recriation of rythmical and percussive aspects of Afroamerican musical expressions from New Orleans and Caribe and the impact of such works as possible models to other composers and performers

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.