Das glasperlenspiel: música, matemática e cultura entrelaçados na visão de Hermann Hesse
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Resumo
O objetivo deste artigo é analisar os conceitos de linguagem musical na obra O Jogo das Contas de Vidro, de Hermann Hesse, presentes no discurso da origem, desenvolvimento e prática do fictício Jogo dos Avelórios. A abordagem metodológica é analítica, adotando referenciais teórico-metodológicos da musicologia e da composição musical, assim como a matemática da teoria dos grupos. Uma série de evidências nos mostram o texto em si como um jogo de enigmas e simbolismos que apontam realidades político-históricas, espirituais e científicas como inter- relacionadas. Na analogia com a estrutura da Oferenda Musical de Bach, revelam-se relações de simetria como possíveis chaves do enigma.
The glass bead game: music, mathematics and culture intertwined in the view of Hermann Hesse
The objective of this article analyses the concepts of musical language in the book The Glass Bead Game by Hermann Hesse, presents in the discourse of the origin, development and practice of the fictional game. The methodological approach is analytical, adopting theoretical and methodological framework of musicology, musical composition as well as the mathematics of set theory. A series of evidence shows the text itself as a game with puzzles and symbolism that link political and historical realities, spiritual and scientific as interrelated. In analogy with the structure of Bach’s Musical Offering, reveal the symmetry relationships as a possible puzzle keys.
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