Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical – Amplificar

Da psicologia cognitiva à cognição musical: um olhar necessário para a educação musical

Resumo

O presente artigo é um estudo bibliográfico que aborda como o domínio de conhecimento da música foi influenciado pela psicologia cognitiva, formando a disciplina de psicologia da música, ou como alguns autores denominam cognição musical. Esta recente aproximação trouxe certa interdisciplinaridade proporcionando avanços na compreensão de como a mente humana relaciona-se com a música. Aborda-se também neste texto como  recentes pesquisas em cognição musical podem contribuir para a educação musical e para a educação como um todo. Nesse sentido, a literatura tem apontado a influência sociocultural no aprendizado informal e no desenvolvimento de habilidades cognitivas multimodais no que tange a educação musical formal. Conclui-se que a educação musical deve levar em conta os avanços das ciências cognitivas integrando e repensando novas formas de ensino que abarquem a cognição como um todo.

From cognitive psychology to music cognition: a look required for music education

This paper is a review who discusses how the domain of music has been influenced by cognitive psychology, forming the discipline of music psychology, or as some authors call music cognition. This interdisciplinary approch brought some advances in understanding how the human mind relates to music. Also, recent research in music cognition may contribute to music education as a whole. In this sense, the literature has pointed to sociocultural influence in informal learning and the developmente of cognitive skills multimodal with respect to formal music education. We conclude that music education must take into account the advances in cognitive science and rethinking integrating new forms of teaching that span cognition as a whole.

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