Cuidados de enfermagem à criança hospitalizada: efeitos da música como terapêutica complementar no cuidar em pediatria – Amplificar

Cuidados de enfermagem à criança hospitalizada: efeitos da música como terapêutica complementar no cuidar em pediatria

Resumo

O processo de hospitalização é um agente estressor em potencial para a criança, por isso é de extrema importância que a equipe de enfermagem compreenda o seu papel no sentido de intervir de uma maneira humanizada para minimizar os efeitos desse processo. Considerando a necessidade da assistência integral à criança hospitalizada e a importância atribuída à musicoterapia, no seu conforto e recuperação, propomos para o presente estudo analisar o efeito de tal intervenção junto a um grupo de crianças hospitalizadas. A pesquisa foi desenvolvida em no Hospital Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), na enfermaria pediátrica. Tratou-se de um estudo de natureza descritiva. Os dados foram apresentados de forma descritiva seguidos de análise comparativa com outros estudos. A pesquisa contou com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Famema, parecer n. 548/11, segundo a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram do estudo 20 crianças em idade de 3 a 10 anos que estavam em tratamento clínico e cirúrgico na enfermaria pediátrica. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento semi-estruturado, houve um pré-teste em que a criança e o acompanhante responderam ao instrumento, logo após, ocorreu a sessão musical com duração de 15 minutos e em seguida os participantes responderam ao pós-teste. A nossa estratégia foi trabalhar com as visitas musicais, a fim de proporcionar às crianças e seus acompanhantes momentos de descontração, e alivio de tensão emocional. Foi possível extrair da fala das crianças e de suas expressões faciais com sinais de satisfação, positividade, tranquilidade como também a instauração de ambiente harmônico após o procedimento musical.

Nursing care of hospitalized children: effects of music as adjunctive therapy in pediatric care

The hospitalization process is a potential stressor for the child, so it is extremely important that the nursing staff understand their role intervening in a humanized way to minimize the effects of this process. Considering the need of comprehensive care for hospitalized children and the importance attached to music therapy, your comfort and recovery, we propose for the present study to analyze the effect of such an intervention with a group of hospitalized children. The research was conducted at the Children ́s Hospital, Faculty of Medicine of Marilia (Famema) in the pediatric ward. This was a descriptive study. Data were presented descriptively followed by comparative analysis with other studies. The study was approved by the Ethics in Research Famema , opinion no. 548/11, according to Resolution 196/96 of the National Health Council. The study included 20 children aged 3-10 years, who were in clinical and surgical treatment in the pediatric ward. To collect data, we used a semi a semi-structured, there was a pre-test in which the child responded to the instrument and companion, soon after, came the musical session lasting 15 minutes and then participants answered the post-test , our strategy was to work with musical visitations in order to provide children and their caregivers moments of relaxation, stress relief and emotional. It was possible to extract the speech of children and their facial expressions with signs of satisfaction, positivity, tranquility as well as the establishment of harmonious environment after the procedure musical.

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