Construção e gestão do conhecimento no ensino superior de musicoterapia no Brasil
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Nas últimas décadas, o curso de musicoterapia bem como a sua área de atuação vêm se expandindo e tomando forma. O musicoterapeuta em formação adquire conhecimentos nas mais diversas áreas pois o curso consiste em disciplinas das áreas sociais e biomédicas, artísticas e científico-artísticas. Dessa forma, o profissional deve estar preparado para atuar em diversos setores no mercado de trabalho no contexto interdisciplinar e, para que isso ocorra, o docente deve buscar novos saberes e estratégias pedagógicas para que os alunos estejam em constante aprendizagem. O presente trabalho é um estudo bibliográfico que discutirá o processo da construção e gestão do conhecimento na relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de apontar os caminhos facilitadores em prol da formação dos futuros musicoterapeutas. A partir desse levantamento, conclui-se que o conhecimento das diversas competências da profissão se dá pela inter-relação de um aluno com o outro e do professor com aluno durante o processo de ensino-aprendizagem.
Construction and knowledge management in music therapy of higher education in Brazil
In recent decades, the course of music therapy as well as its field have been expanding and shaping themselves. The music therapist in training acquires knowledge in various areas, for the course consists of disciplines in the social and biomedical, artistic and scientific-artistic fields. Thus, the professional must be prepared to act in various sectors, in an interdisciplinary context in the job market and, for this to happen, teachers must seek new knowledge and teaching strategies, so that students are constantly learning. This paper is a bibliographical study aimed at discussing the construction and management process of the knowledge in the teacher-student relationship inside the teaching-learning process, in order to point out the facilitator paths in favor of the education of future music therapists. From this research, it can be concluded that the knowledge of the various skills of the profession is obtained by the interrelation of students with each other and the teacher to their student during the teaching-learning process.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.