Considerações sobre o pensamento estético de Don Ellis: inovação/tradição e o elemento indiano em The Tihai – Amplificar

Considerações sobre o pensamento estético de Don Ellis: inovação/tradição e o elemento indiano em The Tihai

Resumo

Ao intitular uma peça que integra o álbum Shock Treatment, lançado em 1968, como The Tihai, o compositor, trompetista e band leader norte-americano Don Ellis fez referência direta à música clássica indiana, mais precisamente a uma estrutura desta – tihai. A busca de um elemento pré-existente para inovar sua própria linguagem, bem como o jazz de maneira geral, apresenta forte coerência com a dialética inovação/tradição, frequentemente apontada na concepção ellisiana. À luz dos escritos e depoimentos de Ellis, este artigo investiga o seu pensamento estético, com atenção ao contexto musical ao qual ele pertenceu: o jazz. Posteriormente, analisa-se o tihai indiano em The Tihai, que abriu caminho para aquilo que o compositor chamava de “novos ritmos” (ELLIS, 1972), i.e., complexidades rítmicas que se tornaram características de sua linguagem musical. Conclui-se que a partir de tal composição Ellis concretizou seus ideais estéticos.

Considerations about aesthetic thought of Don Ellis: innovation/tradition and Indian element in The Tihai

North-American composer, trumpeter, and band leader Don Ellis made a direct reference to Indian classical music and, specifically, to a rhythmic structure called tihai, when he gave to his big band composition the title The Tihai. The piece appears in the album Shock Treatment released in 1968. The search of a pre-existing element to innovate his own language, as well as jazz in general, shows strong consistency with the innovation/tradition dialectic, frequently pointed out in Ellis’ work. In the light of his writings and statements, this paper examines Ellis’ aesthetic thought paying attention to the musical context to which he belonged: jazz. It also analyzes the Indian tihai in The Tihai, which opened the way to what the composer called “the new rhythms” (ELLIS, 1972), i.e., rhythmic complexities that became characteristic of his musical language. It is concluded that Ellis’ aesthetic ideals were materialized from this composition on.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.