Considerações Contextuais e Breves Análises acerca de Duas Transcrições para Piano de Franz Liszt sobre Peças de J. S. Bach Escritas para Órgão con Pedale Obbligato – Amplificar

Considerações Contextuais e Breves Análises acerca de Duas Transcrições para Piano de Franz Liszt sobre Peças de J. S. Bach Escritas para Órgão con Pedale Obbligato

Resumo

Este artigo aborda o processo de reescrita nas transcrições para piano de Franz Liszt de obras de J. S. Bach originalmente escritas para órgão com pedale obbligato. São tratados alguns dados a respeito do contexto histórico em que foram realizadas as transcrições de tais peças a fim de abordar problemáticas sociais, econômicas, poéticas e estéticas envolvidas nesse processo de transcrição, bem como são examinadas algumas mudanças técnicas e variações afetivas implicadas na escrita pianística virtuosística das transcrições lisztianas da Fantasia e Fuga em sol menor (BWV 542) e do Prelúdio e Fuga em lá menor (BWV 543).

Contextual Considerations and Brief Analyses about Two Piano Transcriptions by Franz Liszt on Pieces by J. S. Bach Written for Organ com Pedal Obbligato

This article discusses the process of rewriting in Franz Liszt's piano transcriptions of J. S. Bach's works originally written for organ with pedal obbligato. Various data are discussed with regard to the historical context in which the transcriptions of these pieces were written in order to examine social, economic, poetic and aesthetic issues involved in this transcription process. A number of technical changes and affective variations implicated in the virtuoso piano writing are also examined in the Liszt transcriptions of the Fantasia and Fugue in G minor (BWV 542) and the Prelude and Fugue in A minor (BWV 543).

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