Composição do Ponteio nº 5 de Pedro Miguel a partir da modelagem sistêmica do Ponteio nº 15 de Camargo Guarnieri – Amplificar

Composição do Ponteio nº 5 de Pedro Miguel a partir da modelagem sistêmica do Ponteio nº 15 de Camargo Guarnieri

Resumo

Este artigo apresenta as etapas da modelagem de um sistema composicional baseado na análise do Ponteio Nº 15, de Camargo Guarnieri, e a posterior utilização deste sistema na composição de uma peça original para piano, Ponteio Nº 5, do compositor Pedro Miguel. A modelagem de sistemas composicionais consiste na formulação de definições a partir da observação do comportamento de parâmetros musicais de determinada obra, se configurando, assim, como uma atividade de reengenharia composicional. Este trabalho utiliza referenciais teóricos da Teoria Geral dos Sistemas, especialmente Bertalanffy (2008), da Teoria dos Sistemas Composicionais (LIMA, 2011) e é apresentado essencialmente em duas fases: a primeira referente à modelagem do sistema composicional definido a partir da análise do Ponteio Nº 15 de Guarnieri e a segunda referente ao planejamento e composição de uma obra para piano a partir do sistema modelado. Este trabalho visa contribuir, do ponto de vista analítico, para a compreensão da linguagem guarnieriana, e, do ponto de vista composicional e pedagógico, para a sistematização de uma prática composicional racional.

Composition of the Ponteio No. 5 by Pedro Miguel based on the Systemic Modeling of Guarnieri’s Ponteio No. 15

This paper presents the steps for the modeling of a compositional system based on the analysis of Camargo Guarnieri’s Ponteio No. 15, and the subsequent use of this system in the composition of an original piece for piano, Ponteio No. 5, by the composer Pedro Miguel. The modeling of compositional systems consists of the formulation of definitions from the observation of the behavior of musical parameters within a given piece, which is something similar to a compositional reengineering. This paper uses theoretical frameworks from the General Systems Theory, especially Bertalanffy (2008), the Theory of Compositional Systems (LIMA, 2011), and is presented mainly in two phases: the first phase is related to the modeling of the compositional system defined from the analysis of Ponteio No. 15 of Guarnieri and the second phase is related to planning and composing a work for piano from the modeled system. This work aims to contribute, from an analytical perspective, to understand the guarnierian language, and, from the compositional and pedagogical standpoint, to a systematization of a rational compositional practice.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.