O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I – Amplificar

O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I

Resumo

Artigo sobre a importância da voz na obra musical de Hermeto Pascoal. Demonstro como se deu a gênese e o desenvolvimento do “Som da Aura”, denominação criada por Hermeto Pascoal para designar composições musicais baseadas na noção de que a voz falada é uma melodia não-convencional. Verificando como Hermeto Pascoal utiliza a voz falada para fazer música, analiso um dos primeiros “Sons da Aura” gravados, a peça “Tiruliruli” (1984), originalmente uma narração futebolística feita pelo locutor esportivo Osmar Santos.

The natural singing of Hermeto Pascoal

Article about the importance of the voice in the musical work of Hermeto Pascoal. I demonstrate how was the genesis and development of “Sound of the Aura”, a term coined by Hermeto Pascoal to designate musical compositions based on the notion that speech is a non-conventional melody. I analyze one of the first "Sons da Aura" recorded, "Tiruliruli" (1984), originally a live soccer narration made by Osmar Santos, verifying how Hermeto Pascoal uses speech to make music.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.