Classificação vocal: um estudo comparativo entre as escolas de canto italiana, francesa e alemã – Amplificar

Classificação vocal: um estudo comparativo entre as escolas de canto italiana, francesa e alemã

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar, por meio de levantamento bibliográfico, semelhanças e/ou diferenças entre as escolas de canto italiana, francesa e alemã, em relação aos seus critérios de classificação vocal. Uma pesquisa bibliográfica foi, então, realizada nas bibliotecas do Instituto de Artes da UNESP, ECA-USP e PUC-SP, bem como nas bases eletrônicas de dados MEDLINE e SciELO. A análise do material coletado revelou que a escola italiana e a escola alemã demonstram ter maior sistematização quanto aos critérios de classificação vocal e classificam vozes em função da escrita musical de determinados compositores. A escola francesa propõe classificações alternativas para vozes fora dos padrões tradicionais. Os parâmetros classificatórios mais utilizados pelas três escolas são, respectivamente, a tessitura e o timbre. Concluiu-se que a classificação de vozes envolve fatores anatômicos, funcionais, psíquicos, culturais e, portanto, deve ser encarada como um processo lento e gradual de construção da identidade vocal do cantor lírico.

Vocal Classification: A Comparative Study Between Italian, French and German Schools of singing

The aim of this study was to identify, through literature, similarities and/or differences between Italian, French and German schools of singing, in relation to their vocal classification criteria. A literature search was then conducted in the libraries of the Arts Institute of UNESP, ECA-USP, PUC-SP, as well as the electronic databases MEDLINE and SciELO. The analysis of the collected material revealed that Italian and German schools demonstrate greater systematization regarding vocal classification criteria, and they classify voices according to the musical written of certain composers. The French school proposes alternative classifications for voices outside the traditional standards. The classificatory parameters used more frequently by three schools are, respectively, the vocal range and timbre. It was concluded that the classification of voices involves anatomical, functional, psychological, and cultural aspects, and therefore should be seen as a slow and gradual process for construction of the opera singer's vocal identity.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.