Carlo Gesualdo e a música do Maneirismo: um estudo sobre a reclassificação da obra do compositor – Amplificar

Carlo Gesualdo e a música do Maneirismo: um estudo sobre a reclassificação da obra do compositor

Resumo

A obra do compositor italiano Carlo Gesualdo representa a fase mais tardia do Renascimento musical. Sua construção harmônica e seu tratamento textual fazem de seu repertório um exemplo muito distinto da produção mais conhecida do período. Por estas e outras características, a acomodação de sua obra dentro das práticas do Renascimento gera dificuldades estilísticas que acabam prejudicando o entendimento e privilegiam uma visão depreciativa da mesma. A reclassificação deste repertório a partir dos conceitos do Maneirismo artístico e o entendimento de suas características através desta estética resultam em benefícios práticos sobre o que é a estética maneirista e qual sua relação com a música de Carlo Gesualdo.

The music of the Italian composer Carlo Gesualdo represents a later stage of Renaissance music. His harmonic construction and his textual treatment make this repertoire an example of a very distinct production. Because of these and other features, the placement of his work within the practices of Renaissance generates stylistic difficulties and a depreciative point of view. The reclassification of this repertoire through the concepts of Mannerist art and the understanding of its features through this aesthetic concepts, results in practical benefits. This paper proposes a reflection about the Mannerist aesthetic and its relationship with the music of Carlo Gesualdo.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.