Bossa Nova: de canção a trilha – Amplificar

Bossa Nova: de canção a trilha

Resumo

No movimento de uma mídia para outra, a dinâmica de um texto cultural ressemantiza o texto cultural de origem, restrigindo-o e/ou complexi cando-o esteticamente. No Brasil, a Bossa Nova, surgida na década de 50, foi um movimento de nitivo para a canção popular. Depois disso, a dinâmica da cultura deslocou e relocou muitos dos textos musicais da Bossa Nova para outros contextos midiáticos; um deles foi o deslocamento e relocamento realizado pela televisão, mais especi camente, deslocado para o contexto da telenovela e no áudio como trilha da telenovela. Como trilha, a canção pode ser tema de abertura, de personagens ou ainda fazer as passagens entre cenas. Deslocada de seu contexto original, a canção dialoga com os elementos característicos da dramaturgia do entretenimento; os fragmentos da canção na cena servem à imagem distanciando-a de suas marcas estéticas. No caso da Bossa Nova, cujo paradigma composicional era “o amor, o sorriso e a or”, quando relocada no contexto da telenovela, cria um contraponto em relação às tramas e subtramas presentes no enredo. Este recurso traz para a cena da novela a notoriedade de um gênero musical, porque já a rmado anteriormente pela audiência, quando da escuta no contexto original; no entanto, a notoriedade não é reconhecida pela escuta massiva e a canção é apenas trilha.

In the movement of a media for other, the dynamics of a text cultural gives another meaning the cultural text of origin, restricting and/or complexfing esthetically. In Brazil, the Bossa Nova, appeared in the decade of 50, it was a definitive movement for the popular song. After that, the dynamics of the culture moved and it reallocated many of the musical texts of the Bossa Nova for other contexts of the medias; one of them was the displacement and reallocament accomplished by television, more specifically, moved for the context of the soap opera and in the audio as soundtracks of the soap opera. As soundtracks, the song can be opening theme, of characters or still to do the passages among scenes. Moved of his original context, the song dialogues with the characteristic elements of the dramaturgy of the entertainment; the fragments of the song in the scene serve to the image distancing her of their aesthetic marks. In the case of the Bossa Nova, whose paradigm compositional was “the love, the smile and the flower”, when reallocated in the context of the soap opera, it creates a counterpoint in relation to the plots and the other intrigues presents in the plots. This resource brings for the scene of the soap opera the fame of a musical gender, because already affirmed previously by the audience, when of the listens in the original context; however, the fame is not recognized for the listens massive and the song is just soundtracks.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.