Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca – Amplificar

Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca

Resumo

O presente artigo pretende problematizar, a partir de dois trabalhos musicais de seu autor - Sobre Chão Móvel e Noite Branca - como o processo de criação das mesmas distanciou-se da relação estabelecida pelo modelo tradicional da música da tradição ocidental, em que a hierarquia compositor/intérpretes é marcada. Discute ainda o papel da autoria nesta tradição e, a partir do processo criativo apresentado pelas obras, propõe um outro dispositivo de criação que inclui os intérpretes enquanto participantes ativos na composição da obra. Este dispositivo garante, todavia, que elementos propriamente autorais não sejam perdidos – estes tidos, neste contexto, enquanto necessários para que um primeiro delineamento musical se efetue, os quais podem posteriormente ser modificados no decorrer do processo de criação das obras – este sim efetivamente coletivo e integrador de múltiplas “formações politécnicas”.

This paper intends to discuss, from two musical works of its author - Sobre Chão Móvel and Noite Branca – how the piece's process of creation has been separated from the relationship established by the tradicional model of music in the Western tradition, in which the hierarchy composer/performer is marked. It also discusses the role of authorship in this tradition and, from the creative process presented by the pieces, proposes another creation device that includes the performers as active participantes in the work's composition. The device ensures, however, that authorship elements will not be lost – those enfaced, on this context, as necessary for a first musical design, which can be modified during the work's process of creation – the last truly collective and integrator of multiple “polytechnique formations”.

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