Aspectos figurais de Mouvements de Stravinsky – Amplificar

Aspectos figurais de Mouvements de Stravinsky

Resumo

O presente trabalho aborda Mouvements de Stravinsky primeiramente por seus aspectos seriais, para então voltar-se para suas características formais e figurais. É interessante notar como o compositor praticamente se inicia neste domínio da composição musical na posse de ideias absolutamente originais tanto no manejo da técnica dodecafônica propriamente dita, como se apercebe da necessidade de desenvolver e dispor de estruturas mais abstratas do que aquelas que vinha então desenvolvendo ao longo de sua carreira. Apesar disso, vemos certa similaridade em suas escolhas harmônicas com obras que caracterizaram sua fase russa. Fica claro como o compositor desenvolve estruturas mais abstratas segundo os pressupostos desta nova técnica composicional, mas ele também colabora na introdução de um pensamento voltado para a percepção do que poderíamos aqui chamar de objeto sonoro. Esse último aspecto poderá ser melhor caracterizado quando somarmos à essa apreciação em artigo subdequente alguns trechos da obra Variations.

Figural construction in Mouvements by Igor Stravinsky

This paper discusses Mouvements by Igor Stravinsky first in its serial aspects, and then in its formal and figural characteristics. It is interesting to note how the composer practically introduces himself in this technique of musical composition in possession of absolutely original ideas in the management of twelve-tone technique itself, as if he was aware of the need to develop much more abstract structures than those that he had been developing throughout his career. Nevertheless, we can see a certain similarity in his harmonic choices if compared with works that characterized his Russian period.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.