As demandas corporais do fazer musical e suas implicações para pedagogia do instrumento – Amplificar

As demandas corporais do fazer musical e suas implicações para pedagogia do instrumento

Resumo

Esse trabalho propõe uma reflexão sobre as demandas corporais no fazer musical, reunindo achados da dissertação de mestrado da autora e de alguns estudos científicos sugerindo algumas implicações para pedagogia do instrumento. Foram avaliados oito flautistas profissionais da cidade de Salvador, Bahia, em testes de aptidão física e respostas fisiológicas a duas performances na flauta. As performances foram registradas em áudio e analisadas em amplitude e parciais sonoros. Os resultados mostraram que os valores de esforço físico após as performances foram significantemente alterados se comparados aos de repouso. Estima-se que em uma hora de prática o gasto seja comparado ao de uma sessão de uma hora de musculação em indivíduos treinados. Amplamente os achados sugerem que o conhecimento das demandas corporais contribui para a consciência corporal de músicos, sejam estudantes, profissionais da performance ou da educação musical, deslocando-os para um mundo pensado por eles com seus corpos.

This paper proposes a reflection on body demands in the music making, bringing together findings of the dissertation of the author and some scientific studies suggesting some implications for pedagogy of the instrument. We analyzed eight professional flutists, city of Salvador, Bahia, in tests of physical fitness and physiological responses to two performances on the flute. The performances were audio taped and analyzed in amplitude and partial sound. The results showed that the amounts of physical effort after performances were significantly altered compared to the rest levels. It is estimated that in an hour of practice spending is compared to a one-hour session of strength in trained individuals. Widely findings suggest that knowledge of bodily demands contributes to the body awareness of musicians, whether students, professional performance or musical education, shifting them to a world they thought their bodies.

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