Aprendizagem docente em música: pensando com professores – Amplificar

Aprendizagem docente em música: pensando com professores

Resumo

O artigo apresenta partes de duas pesquisas vinculadas ao grupo “FAPEM: formação, ação e pesquisa em educação musical” da Universidade Federal de Santa Maria, buscando discutir acerca de processos de aprendizagem docente no percurso formativo de professores de música. As pesquisas são orientadas a partir das perspectivas teóricas da Teoria das Representações Sociais e do referencial sobre o Pensamento do Professor, abordando estudos que envolvem o pensamento de alunos e de egressos do curso de Licenciatura em Música da UFSM, tanto no que tange às representações sobre a docência, a partir do estágio supervisionado em música, quanto à relação entre o pensar e o fazer docente diário de professores que atuam com o ensino de flauta doce. Concluímos pela relevância da formação acadêmico-profissional em cursos de Licenciatura em Música somada ao reconhecimento das internalizações de conhecimentos dos estudantes e aos vários contextos existentes no ensino superior, paralelos à dinâmica curricular.

Teaching and learning in music: thinking with teachers

The article presents parts of two research processes related to the group “FARME: formation, action and research in music education” of Federal University of Santa Maria, aiming to discuss the tea ching learning processes in the formative process of Music teachers. Both research are oriented by the theoretical perspectives of Social Representations Theory and Teacher’s Thinking, approaching studies that involve students’ and UFSM Music teaching degree alumni’s thinking in relation to their representations about teaching derived from their teaching training in music as well as the relation between everyday teaching thinking and doing of teachers who teach the recorder. It is concluded the relevance of professional-academic formation in Music teaching courses in addition to the acknowledgement of students’ knowledge internalizations and several contexts in higher education along with the curricular dynamics.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.