Aprendizagem Intercultural por meio de Imersão Musical – Amplificar

Aprendizagem Intercultural por meio de Imersão Musical

Resumo

Discussão a respeito de abordagens interculturais relacionadas às propostas de uma educação para a diversidade. Interrogam-se aspectos relativos à incorporação no currículo escolar de conteúdos provenientes de manifestações populares típicas dos diferentes países que visam atender às demandas por uma educação intercultural. O artigo norteia-se pela questão: como poderíamos experimentar um diálogo intercultural no contexto da música? Para tanto, são apresentados os conceitos de interculturalidade, multiculturalidade e transculturalidade. A seguir, apresentam-se resultados parciais de uma pesquisa em andamento intitulada Processos Interculturaisde Ensino-Aprendizagem com o objetivo de embasar as reflexões em torno da interculturalidade, que no orbe desse projeto, foi realizada por meio de imersão musical.

Intercultural learning through music immersion

At this article, we discuss about intercultural approaches related to the idea of an education for diversity. We consider some aspects regarding the presence of traditional music from different cultures in the academic curriculum. We propose the following question: how would one experiences an intercultural dialogue within the area of music? In this sense, we introduce concepts of interculturality, multiculturality, crossculturality, and music immersion. After that, we present partial results of an ongoing collaboration between Örebro University (Sweden) and University of Brasília (Brazil) titled Processes of Intercultural teaching and learning: Research, Online collaboration, and Musical Immersion in Brazil and Sweden, which here was taken as means to bear reflections about intercultural education, which within that project, was accomplished by means of music immersion.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.