Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self – Amplificar

Aprendizagem, identidades e experiências de um baterista: uma análise a partir do modelo Snowball Self

Resumo

Este artigo retrata as relações entre o processo de aprendizagem e a construção de identidade a partir do modelo Snowball Self de Gareth Dylan Smith. O objetivo geral foi investigar a percepção de um baterista a respeito de sua identidade profissional sob o viés do modelo Snowball Self, considerando-se como este músico aprende seu ofício e quais fatores influenciam a percepção de sua identidade profissional. A metodologia utilizada foi o estudo de caso realizado com um músico atuante na cidade de Curitiba. Os resultados indicaram que o baterista participante buscou desenvolver suas habilidades por meio de vários modos de aprender, vinculados a diferentes contextos, construindo uma carreira multidirecional em que várias funções foram incorporadas em sua Meta-identidade Principal e em suas Identidades contextuais. O modelo teórico Snowball Self permitiu compreender as relações passivas e ativas nas práticas, aprendizagens e identidades do participante. Tal modelo foi considerado pertinente para a discussão dos dados ao ofertar uma perspectiva de simbiose entre identidade e aprendizagem.

Learning, identities and experiences of a drummer: an analysis from the Snowball Self model

This article portrays the relationship between the learning process and identity construction from the model Snowball Self Gareth Dylan Smith. The overall objective was to investigate the perception of a drummer on their professional identity under the bias Snowball Self model considering how this musician learns his craft and what factors influence the perception of their professional identity. The methodology used was the case study with a musician in the city of Curitiba. The results indicated that the participant drummer has developed their skills through various ways of learning, linked to different contexts, building a protean career where various functions have been incorporated into its Principal Meta-identity and its contextual identities. The theoretical model Snowball Self allowed understand the passive and active relations practices, learning and participant identities. The model was considered relevant to the discussion of the data to offer a symbiosis perspective between identity and learning.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.