Aprender a ser músico: circularidade entre formação e atuação profissional no cenário de Santa Maria-RS – Amplificar

Aprender a ser músico: circularidade entre formação e atuação profissional no cenário de Santa Maria-RS

Resumo

Esta pesquisa analisou os processos de produção de identidades em um grupo de músicos da cidade de Santa Maria/RS. Inserida nas teorizações propostas pelos Estudos Culturais, a investigação apontou uma circularidade entre formação musical e atuação profissional, em que o músico, seja na “escola da vida” ou em instituições de ensino, estabelece uma constante busca por novas oportunidades de trabalho através de um intensivo investimento em si próprio. A investigação considera que estão em jogo, na produção das identidades desses músicos, diferentes artefatos e instâncias culturais que educam cotidianamente, inserindo em suas vidas formas específicas de experienciar música que moldam as escolhas e caminhos a serem percorridos durante a trajetória profissional. A pesquisa mostrou que, como efeito dessas pedagogias culturais, emerge um profissional atento a uma ampla gama de possibilidades de atuação profissional, o que, por sua vez, exige um senso de oportunidade, inovação e flexibilidade próprio de uma discursividade empreendedora.

Learning to be a musician: circularity between professional education and professional activity in Santa Maria-RS scenario

This research analyzed the processes of identity production in a group of musicians in the city of Santa Maria-RS. Grounded on theorizations proposed by Cultural Studies, this investigation pointed out circularity between musical education and professional activity, in which musicians, either in the “life school” or in education institutions, constantly search for new work opportunities through intensive investment in themselves. The investigation considers that, in the production of those musicians’ identities, different cultural artifacts and situations that daily educate are at stake by inserting in their lives specific ways of experiencing music, thus molding choices and paths to be taken along their professional trajectory. The research showed that, as an effect of those cultural pedagogies, there is the emergence of a professional who is attentive to a wide range of possibilities of professional activity, which, in turn, requires a sense of opportunity, innovation and flexibility inherent to an entrepreneurial discursivity.

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