Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: A metacognição como objeto de análise – Amplificar

Análise de conteúdo no contexto da pesquisa em performance musical: A metacognição como objeto de análise

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a análise de conteúdo como ferramenta metodológica eficiente para a análise de dados oriundos de entrevistas com músicos performers. Este tipo de abordagem busca compreender os processos metacognitivos envolvidos nas práticas de músicos experts, a partir da identificação das variadas interfaces que integram a construção da performance musical. O método aplicado para a construção deste artigo foi uma revisão bibliográfica sobre análise de conteúdo e metacognição voltada para a pesquisa em música, e também um pequeno levantamento sobre pesquisas na área de performance musical, que tem utilizado a análise de conteúdo como ferramenta metodológica. Resultados mostraram que a análise de conteúdo pode ser desenvolvida como uma ferramenta metodológica na pesquisa em metacognição e performance.

Content analysis in musical performance research context: Metacognition as an object of analysis

This article aims to address the content analysis as a methodological tool to work with data obtained from interviews with musicians. This research seeks to understand the metacognitive processes involved in expert musicians practices, from the identification of the various interfaces that integrate the construction of musical performance. The method used to construct this article was a review on the literature about content analysis and metacognition focused on research in music. Results show that content analysis can be developed as a research tool to be applied to music performance and metacognition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.