Análise das figuras de repetição melódicas no coro Hallelujah de Händel – Amplificar

Análise das figuras de repetição melódicas no coro Hallelujah de Händel

Resumo

Nos séculos XVI-XVIII, a Retórica desempenhou um papel fundamental, não só na vida cultural, educativa e social de toda a Europa, mas principalmente na vida religiosa e artística. A adoção dos princípios e métodos desta disciplina fez com que, a partir de 1600, alguns teóricos barrocos alemães passassem a relacioná-la à Música. Assim, eles criaram os conceitos retórico-musicais que abordaremos neste artigo. Além disso, apresentaremos um exemplo do Sistema Retórico-Musical no Coro Hallelujah, do Oratório Messiah BWV 56, de George Friedrich Händel (1685-1759).

Analysis of figures of melodic repetition in the Hallelujah Chorus from Händel

In the XVI-XVIII centuries, rhetoric played a key role not only in the cultural, educational and social life throughout Europe, but mainly in religious and artistic life. The adoption of the principles and methods of this discipline has meant that, from the 1600s, some German Baroque theorists to begin to relate it to music. Thus, they created the musical-rhetorical concepts that we discuss in this article. Moreover, we present an example of Rhetorical-Musical System in Hallelujah Chorus, the Messiah Oratorio BWV 56, from George Friedrich Händel (1685-1759).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.